Francisco Luís e Sandra Teixeira novos Campeões Regionais Absolutos de Duatlo

 

Na manhã do passado domingo foi disputado o “VII Duatlo / IV Duatlo Jovem de São Vicente – 2017”, organizado pela Associação Regional de Triatlo da Madeira). Aos atletas compreendidos nos escalões de competição foram disponibilizadas duas provas de distâncias distintas, alem do regresso das provas jovens a esta competição.

Uma prova Super-Sprint (2.5kms Corrida / 10,6kms Ciclismo / 1.25kms de Corrida), destinada aos que prentendessem um primeiro contacto com a modalidade, e atletas federados que por não se sentirem preparados para uma distância quatro vezes superior e que se incluíam nesta prova Prova Aberta/Lazer, prova que integrava também Juvenis e Cadetes, e pontuável para os campeonatos da categoria, tendo estes uma classificação separada das restantes, e outra Standard (10kms Corrida / 42,4 kms Ciclismo / 5kms Corrida), pontuável como a derradeira etapa do Campeonato Regional Individual e Clubes de Duatlo.

Na prova Super-Sprint, as vitórias foram para Gonçalo Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Nélia Freitas, em 2º ficou Diogo Abreu (CD Aquático / Venda do Sócio) e em 3º José Vieira (CD Escola de Santana).
Em Cadetes, as vitórias foram conquistadas por Pedro Sousa (CF Andorinha ) e Joana Sousa (CD Aquático / Venda do Sócio), ficando em 2º Tiago Abreu (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Sílvia Andrade (CD Escola de Santana), e em 3º Pedro Prioste (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Laura Freitas (AD Galomar).
Nos Juvenis, escalão que se integrava igualmente nesta prova Super-Sprint, João Marote (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Gabriela Silva (CF Andorinha) foram os mais rápidos, secundados por Francisco Belo (ACD Jardim da Serra ) e Inês Teixeira (CF Andorinha). Nos terceiros postos ficaram João Ramalho (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) e Isabela Gonçalves (CD Aquático / Venda do Sócio).
José Manuel Mendonça (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica), de regresso à modalidade, mostrou mais uma vez a sua força, vencendo a categoria Paratriatlo.

Susana Lourenço

Na prova Standard, que concentrava todas as atenções, o internacional Francisco Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica), fez uma prova solitária desde o segmento de corrida inicial para não mais ter uma verdadeira perseguição à sua liderança, vencendo categoricamente esta edição da prova. Completaram o pódio Élton Martins (CD Aquático / Venda do Sócio) e Ricardo Rosa (CD Escola de Santana) por esta ordem.
Nas senhoras, Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra), na sua época que se estreia na modalidade mas numa vertente e distância que ia ao encontro das suas características, foi uma vencedora destacada, deixando na 2ª posição Vanessa Andrade (CD Escola de Santana ) e Sandra Teixeira ( GD Corticeiras).
Por clubes, o CD Escola de Santana foi novamente o grande vencedor da competição no sector masculino, e o GD Corticeiras, no feminino.

Após o resultado obtido nesta prova, Francisco Luís e Sandra Teixeira alcançaram o 1º título da época, sendo agora Campeões Regionais Individuais Absolutos 2017 na vertente de Duatlo, e por clubes o Ludens de Machico alcançou o título em Masculinos e o GD Corticeiras em Femininos.

Seguiram-se as provas destinadas aos escalões superiores, estavam programadas as provas jovens do “ IV Duatlo Jovem de São Vicente “ onde se incluem a maioria dos atletas da modalidade, e de onde resultaram os seguintes triunfos:
Em iniciados vitórias para a dupla Gonçalo Santos e Bruna Belo (ACD Jardim da Serra, em Infantis para João Pedro Neves (CF Andorinha) e Leonor Ferro (CD Aquático / Venda do Sócio) e em Benjamins para Óscar Góis (GD Corticeiras) e Margarida Góis (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica).

Nos clubes jovens vitórias para o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica em masculinos, e para o CF Andorinha em femininos.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal de São Vicente, AMDpT, F.T.P., e SER – DRJD, bem como os apoios adicionais de privados, Auto Zapecar; Europcar, Coca-Cola European Partners ; MZBike e Clínica Dentária do Fórum Machico.