Crónica Urbana: Memória curta; a Organização Mundial de Turismo só conhece a Madeira agora…!

 

FOTO SRETC

Rui Marote

Esquecem que o turismo da Madeira tem mais de 250 anos. Acreditam mesmo que só agora a Organização Mundial de Turismo vem à Região! Tem piada que tudo o que acontece na Região, é a primeira vez do mundo e a melhor.
Já vimos este “filme” quando se anunciava que a Região tinha o melhor estádio do país, tinha a melhor relvado, que a instalação eléctrica do estádio era a melhor do país, que a central dessalinizadora do Porto Santo era a melhor da Europa, que tínhamos o maior túnel do país, que a ponte com maior vão era na Madeira… A única verdade é que o melhor jogador do mundo é Cristiano Ronaldo, actualmente. As palavras “primeiro e melhor “estão enraizadas na mente dos madeirenses. Agora em termos estatísticos e por ranking não escrevo o que lideramos de mau.
Anunciou a Secretaria de Eduardo Jesus, e foi replicado num jornal regional, que é a primeira vez que um líder da organização mundial de turismo descobre a Madeira. É o que se chama ter memória curta. Vou recordar a reunião europeia da Organização Mundial de Turismo que já se realizou na Madeira, e anos mais tarde, a reunião na ilha da Comissão de Ética Mundial de Turismo. O sr. Talef Rifar fazia parte dessa mesma comissão. É natural que certas pessoas não se recordem destes acontecimentos, pois nessa época estavam no Lactário e no Colégio da Apresentação de Maria.