Crónica Urbana: ‘Aleppo’ mesmo aqui ao lado…

oi002293.jpg

Rui Marote

Novo ano, novos intervenientes, mas também mais “vira o disco e toca o mesmo”. Voltamos a alertar para a miserável situação que se verifica no porto do Funchal, por baixo da Avenida Sá Carneiro, numa zona terrivelmente degradada que quase merece a comparação com a destruição verificada em Aleppo, na Síria. De facto parece uma área castigada por bombardeamentos.

oi002304.jpg oi002301.jpg

A Administração de Portos da RAM (APRAM) tem um novo conselho de administração, que deverá colocar na sua agenda a resolução desta péssima imagem, mesmo à entrada do porto do Funchal. A mesma tem de desaparecer… É incompreensível que duas secretarias regionais estejam de costas viradas: uma que é responsável pelos serviços de lota e frio naquela zona, num edifício degradado e sem condições para recepção de pescado, e instalações da Direcção Regional de Pescas.

O secretário regional da tutela já tem o projecto de remodelação e em breve porá em concurso a adjudicação da obra.

oi002294.jpg oi002307.jpg oi002308.jpg oi002306.jpg

Já a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Transportes ficou até à data por um plano de boas intenções, de construir um museu de automóveis clássicos nesse local, onde hoje vivem famílias sem-abrigo, o que, somado à degradação do espaço, constitui um cartaz de péssimo gosto à entrada do porto do Funchal.

 

 

Tem de haver uma união de boa vontade entre estas duas secretarias regionais, para acabar de vez com este cenário de devastação que lembra uma zona urbana devastada pela guerra. Aqui deixamos as imagens, para reflexão.