
Com Rui Marote:
Faltam apenas dois dias para aquela que é uma das grandes noite da Madeira, a passagem do ano e o nosso tão grandioso, fogo-de-artifício. Mas para que tudo brilhe é necessário muito esforço e trabalho.

O Funchal Notícias esteve hoje a acompanhar os trabalhos, no Núcleo de Disparo instalado no RG3, em São Martinho, uma espécie de quartel-general, onde estão e do qual saíram todas as peças pirotécnicas, que vão compor o espectáculo de fogo-de-artifício do fim-do ano.


Em declarações, ao FN, Carlos Macedo, responsável máximo da empresa ‘Macedos Pirotecnia, Lda”, que vai realizar o espectáculo de fogo-de-artifício, a 31 de Dezembro, adiantou que os trabalhos estão a correr bem e já há postos montados, na zona do Tecnopolo e no Lazareto, onde a nossa reportagem também passou e que amanhã e no sábado (dia 31) serão montados os restantes postos.

Carlos Macedo explicou ainda que nesta passagem de ano, 2016/2017 a sua empresa preparou um espectáculo no qual serão disparadas 132 mil peças pirocténicas, durante 8 minutos. “Vamos ter um espectáculo de oito minutos de fogo-de-artifício muito intenso, com 132 mil peças pirocténicas disparadas e vamos recuperar algumas das tradições do fogo português, nomeadamente, efeitos como as lagartas, que vão sair nos postos do mar, efeitos de cachoeiras, a sonoridade do fogo e o efeito multicolor que é muito típico dos espectáculos portugueses”, esclareceu.

Este ano faz 10 anos que a ‘Macedos Pirotecnia” ganhou o recorde do “Guinness World Madeira Island” para o maior espectáculo pirotécnico do Mundo, daí que a empresa tenha decidido realizar este ano o maior espectáculo de fogo-de-artifício de sempre. Carlos Macedo admitiu ao FN que “será provavelmente o maior fogo-de-artifício de toda a Europa”.
Mas, vamos aos números, serão 36 postos de fogo-de-artifício, três dos quais vão ser lançados do mar em batelões e 132 mil peças pirotécnicas vão compor mais uma passagem de ano que será, com certeza, inesquecível, nesta “Pérola do Atlântico”.
Porto Santo com um posto de fogo-de-artifício
O Porto Santo não foi esquecido e terá segundo avançou Carlos Macedo um espectáculo “que é uma espécie de súmula do espectáculo da Madeira. São os mesmos oito minutos, com os mesmos efeitos pirotécnicos, é um ponto só de fogo, é como se fosse um resumo para os portossantenses do espectáculo da Madeira” concluiu.
