A corporação de Bombeiros de Câmara de Lobos recebeu hoje duas novas viaturas. Trata-se de uma nova ambulância ABSC e do veículo ligeiro de combate a incêndios VLCI, entregues hoje na Praça da Autonomia, numa cerimónia na qual participou a secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rubina Leal, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e os membros da direcção e bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos (AHBVCL).
O presidente da direcção da AHBVCL, Adelino Gonçalves, referiu que a nova ambulância foi adquirida pela corporação com o apoio da autarquia de Câmara de Lobos, que comparticipou com 50% do valor da ABSC, cujo custo total de investimento rondou os 50 mil euros. Segundo o dirigente, a nova ambulância apresenta-se totalmente equipada e está já pronta para entrar ao serviço para prestar apoio às populações do concelho. A viatura VLCI foi cedida pelo Serviço Regional de Protecção Civil, num investimento que rondou igualmente os 50 mil euros, sendo um equipamento importante, em especial, para as operações de resgate em montanha e combate a incêndios.
O edil Pedro Coelho salientou que a corporação de bombeiros da AHBVCL tem sido um parceiro essencial da autarquia ao nível da prestação dos serviços de emergência e socorro às populações, e em especial ao nível da articulação e operacionalização do Serviço Municipal de Protecção Civil já em funcionamento no Município. Nesta linha, o edil referiu que a autarquia considerou importante apoiar a aquisição da viatura e expressou a disponibilidade da autarquia para manter o apoio anual, na ordem de 192 mil euros, para o funcionamento da corporação.
A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, salientou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela AHBVCL no contexto do apoio às populações e da protecção civil e referiu que o Governo Regional da Madeira irá reforçar, em 2017, o orçamento para Protecção Civil Regional em 40%, face, ao ano em curso.