Workshop sobre Turismo Sustentável a 21 e 22 outubro em Câmara de Lobos

sustentavelA Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA Madeira), em coordenação com o projeto STARS Sustainable Tourism Agents e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, organiza para os próximos dias 21 e 22 de outubro o Workshop Turismo Sustentável para incentivar o envolvimento da comunidade nas atividades turísticas.

O STARS -Sustainable Tourism Agents é um projeto financiado pelo Erasmus+ que tem a promoção do turismo sustentável nas localidades como objetivo, através do intercâmbio de voluntários de Portugal, Espanha, Ilhas Salomão, Indonésia, Sri Lanka e Chile.

Em Portugal, a SPEA Madeira foi a responsável pelo acolhimento de Bairon Lopez e Nadine Sánchez, do Chile, aos quais se juntou a voluntária Gisela Esquius, de Espanha, que está a apoiar a realização do projeto STARS.

O Workshop Turismo Sustentável contará com a presença de várias entidades individuais e coletivas, para que todos possam partilhar as experiências e iniciativas que visam o turismo sustentável.

Pretende-se que estas iniciativas tenham um efeito multiplicador para que a sustentabilidade seja uma das grandes bases para o turismo nas localidades.

O curso será dividido em dois dias, sendo que o dia 21 terá lugar na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e, o último dia, com ponto de encontro na Baía de Câmara de Lobos para, in loco, conhecer iniciativas e experiências sustentáveis.

As inscrições são
– Online: https://goo.gl/forms/o57V2JqwlxBO0TD92
– Câmara Municipal de Câmara de Lobos: das 9h às 17:30h dos dias úteis
– Spea Madeira: das 9:30h às 17h dos dias úteis

Eis o programa:
Dia 21 – Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos
14:30h – Receção e Apresentações, pela:
– Câmara Municipal de Câmara de Lobos (com a vereadora Verónica Faria)
– Direção Regional de Juventude e Desporto (com Rosa Sardinha)
– SPEA Madeira (com a coordenadora Cátia Gouveia)
– Projeto STARS (com Nadine Sánchez, Gisela Esquius e Bairon Alday)
15:45h – Intervenção do Ventura| nature emotions e Birds & Company (com Luís Dias)
16:10h – Intervenção da Associação OrganicA (com Cláudia Vasconcelos)
16:30h – Coffe break
17:00h – Dinâmica: Sustentabilidade dos recursos naturais
17:30h – Dinâmica motivacional
17:50h – Encerramento

Dia 22 – Saídas de campo e visitas
10:45h – Encontro na Baía de Câmara de Lobos
11:30h – Experiências de um pescador pela Junta de Freguesia de Câmara de Lobos (com Filipe Freitas) e Potencialidades da baía como recurso turístico pela Associação Insular de Geografia (com Daniel Gomes Luís)
12:40h – Pausa para almoço
14:10h – Exemplos de sustentabilidade no Centro de Desenvolvimento e Investigação Sociocultural e Agroflorestal Quinta Leonor no Jardim da Serra (com Manuel Neto)
15:50h – Atividade de Turismo de Natureza
16:30h – Considerações Finais
17:00h – Encerramento