Movimentação diplomática segunda-feira no Palácio de São Lourenço

australia
O diploma da Austrália com Marcelo Rebelo de Sousa. Foto DR

Na próxima segunda-feira, 10 de outubro, haverá um certo movimento diplomático no Palácio de São Lourenço.

Segundo o sítio oficial do Representante da República, o embaixador da Austrália e o embaixador do Egito em Lisboa serão recebidos, em horas separadas, pelo Juiz Conselheiro Ireneu Barreto.

Pelas 15h30, a audiência é com o Embaixador da Aústralia em Portugal, Peter Rayner.  Pelas 16h30 é com o Embaixador da República Árabe do Egito em Portugal, Ali Elashiry.

A Madeira, pelo menos há vários anos, que não recebe uma visita do representante diplomático do país da “Rainha Cleópatra”. As relações entre este país e a Região, além de algumas “situações” desportivas, praticamente não existem.

Em termos turísticos a Madeira tem beneficiado da vinda de mais turistas fruto da instabilidade que tem ocorrido no Médio Oriente, desde a “chamada” primavera Árabe.

O “núncio” do Egito em Portugal é, atualmente o Sr. Ali Elashiey, que tomou posse em dezembro de 2014.

No caso da Austrália, as relações com a Madeira são diferentes: é um dos países mais procurados pela imigração madeirense, depois da Venezuela, da África do Sul e do Reino Unido.

Segundo uma estimativa de 2012, eram cerca de 50 mil os madeirenses e seus descendentes a viver nesta “enorme” ilha-país.

As cidades australianas com maior presença da nossa diáspora são Sydney, Melbourne e Perth.

Em termos de geminação, a RAM, pela cidade do Funchal, está geminada desde 1994 com a cidade australiana de Marrickville, da região oeste de Sidney, e, fazendo este ano duas décadas, com a cidade de Fremantle, cidade da Região de Perth.

O embaixador deste país em Portugal é o Sr. Peter Rayner e  entregou as suas credenciais há cerca de 4 meses ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ambos os países (ainda) não têm representação consular –geral (de carreira diplomática) ou honorária –na Região.