José Manuel Rodrigues responde a decisão da Mudança

cds_040
“Faz o que eu digo e não faças o que faço”-está foi a reacção do vereador do CDS na Câmara do Funchal, após a Mudança ter chumbado uma sua proposta para devolver 1 por cento do IRS aos funchalenses.
As Câmaras têm direito a 5 por cento do IRS cobrado nos seus concelhos,mas podem devolver total ou parcialmente essa verba a quem paga este imposto sobre o rendimento. No caso do Funchal, a Câmara devolve já 1 por cento desde 2014 por proposta do vereador José Manuel Rodrigues no valor global de um milhão e trezentos mil euros. Agora o mesmo vereador pretendia que fosse devolvido aos munícipes mais um por cento. Mesmo assim a Câmara ainda ficaria com três por cento. Apesar disso a proposta foi chumbada com o voto de qualidade do Presidente da Câmara uma vez que a votação foi um empate tendo a proposta recebido o voto do CDS e do PSD,a abstenção do CDU e o voto contra da Mudança.
A reacção de José Manuel Rodrigues foi de acusar a Câmara de contradição, já que também hoje a CMF, por proposta da Mudança, aprovou uma deliberação em que recomenda ao Governo Regional uma descida dos impostos na Madeira para os níveis anteriores ao Plano de Ajustamento Financeiro. Isto é, diz José Manuel Rodrigues: “A Câmara quer uma descida brusca de impostos na Região em 2017 que representaria uma diminuição de receita da ordem dos 157 milhões de euros, mas rejeita devolver 1 milhão e 300 mil euros aos funchalenses. Não se percebe este manda fazer mas não faz”.