CDS vai propor um ‘Observatório da Paisagem’

20160824_113217.jpg

O deputado do CDS/M, Roberto Rodrigues, esteve hoje na Corujeira, freguesia do Monte, acompanhado pelo líder regional do partido, Lopes da Fonseca, para dizer que é importante que a RAM passe, de uma vez por todas, a olhar para o planeamento como uma questão fundamental, de forma a minimizar os problemas destrutivos que a Região, “ano após ano”, tem enfrentado em termos de catástrofes naturais.

Ao longo dos últimos anos, insistiu o deputado, o CDS tem vindo a apresentar um conjunto de iniciativas parlamentares relacionadas com o planeamento e ordenamento do território. Recentemente, disse, estas questões têm sido tratadas num grupo de trabalho interno do partido, do qual já saíram várias propostas que serão apresentadas, nos próximos tempos, na Assembleia Legislativa Regional.

Entre elas, o pacote que prevê a revisão do POTRAM: “Passados vinte anos, é mais que tempo suficiente para que se traga este assunto, duma vez por todas, para resolução. O Governo não pode continuar a adiá-la, é premente”, referiu. Através da sua revisão será possível definir a Reserva Ecológica Regional e a Reserva Agrícola Regional, importantíssimas, considerou o parlamentar centrista. Os planos de ordenamento costeiro são também essenciais, disse.

O CDS entende que é fundamental que haja uma monitorização, e por isso vai sugerir a criação de um “Observatório da Paisagem”.

O partido proporá também uma série de medidas de combate à desertificação dos concelhos rurais da Região. “É fundamental que a presença humana continue”. Os centristas querem que haja condições favoráveis à recuperação da agricultura familiar, para que não haja terrenos baldios nem abandonados.

Roberto Rodrigues disse também que o CDS quer que o Governo Regional se candidate a mais verbas da UE para reabilitação urbana. “Um milhão de euros, que é o que está candidatado para 2016, é extremamente insuficiente para toda a RAM”, declarou.

O CDS vai solicitar ainda ao GR que a revisão dos PDMs dos munícipios decorra das definições estabelecidas para o POTRAM.