Núcleo Histórico de São Pedro retoma normalidade

/LC/

Foto: CMF
Foto: CMF

A Câmara Municipal do Funchal informa que nesta tarde de sábado foi reposta a normalidade no trânsito do Núcleo Histórico da freguesia de São Pedro, uma vez garantida a segurança dos edifícios que arderam nos incêndios que assolaram a cidade entre os passados dias 8 e 12 de agosto.

Esta trata-se de uma zona particularmente sensível à circulação de pessoas e viaturas no centro da cidade, pelo que a consolidação dos edifícios em causa permite a todos os residentes, bem como ao comércio local, regressar à normalidade. A Rua de São Pedro e a Rua das Pretas estão, assim, reabertas ao trânsito.

Foto: CMF
Foto: CMF

Em termos técnicos, foi feita a ancoragem da mansarda do andar de cima do prédio da antiga Confeitaria Felisberta, o que assegura a fachada do edifício e garante segurança à via de circulação.

Os vãos dos diversos edifícios afetados neste núcleo histórico foram igualmente enfaixados, de modo a evitar qualquer ocupação abusiva, tendo sido efetuada previamente a limpeza de todos os materiais combustíveis que ainda restavam nos prédios que arderam.

Este foi um trabalho levado a cabo pelos técnicos da autarquia em estreita colaboração com a equipa de especialistas em Proteção Civil enviada pela Câmara Municipal do Porto, que é liderada pelo Comandante Rebelo de Carvalho, do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, contributo que a Câmara do Funchal fez questão de enaltecer.