Lancha semi-rígida da Polícia Marítima parte para as Selvagens

lancha-policia-maritima-014.jpg.jpeg

*Com Rui Marote

A Polícia Marítima está em preparativos para reforçar a sua presença nas ilhas Selvagens, conforme anunciado, com uma representação permanente. Presentemente, o comandante geral desta força policial, o vice-almirante António Silva Ribeiro, está na Madeira, para assistir à partida de uma lancha da referida Polícia para as Selvagens e de três homens da respectiva guarnição, destacados esta manhã.

O comandante geral esteve na companhia do Capitão do Porto do Funchal, Félix Marques, tendo visitado a embarcação, que tem a partida prevista para as 10 horas de amanhã, rumo àquelas ilhas. A lancha será acompanhada pelo navio patrulha que cumpre neste momento comissão de serviço no porto da capital madeirense.

lancha-policia-maritima-016.jpg.jpeg

Recorde-se que o Governo anunciou em Junho que iria abrir nas ilhas Selvagens uma extensão permanente da Polícia Marítima, como forma de afirmar a sua jurisdição sobre aquelas ilhas, também cobiçadas por Espanha, dada a sua proximidade das Canárias. A decisão foi anunciada no Funchal por Marcos Perestrello, secretário de Estado da Defesa. O ministro, Azeredo Lopes, diria depois: “Sendo, muito embora, ministro da Defesa, não tenho uma vocação bélica acentuada. Não se trata aqui de uma medida preventiva ou de evitar problemas futuros. Trata-se, isso sim, muito mais pela positiva, de afirmar a jurisdição portuguesa e, sobretudo, de a traduzir através de um factor de utilidade indiscutível, como é a existência de uma representação da Polícia Marítima”.

lancha-policia-maritima-017.jpg.jpeg

Estarão sempre presentes nas Selvagens um polícia marítimo e um militarizado da Marinha. Recorde-se que a decisão ministerial desencadeou reacções adversas por parte das estruturas sindicais que representam os polícias marítimos, que protestaram contra aquele destacamento em ilhas distantes e praticamente desertas, fora os vigilantes da natureza que lá se encontram.

lancha-policia-maritima-019.jpg.jpeg