Núcleo histórico de São Pedro: imagens pungentes

economia-034.jpg.jpeg

economia-018.jpg.jpeg economia-030.jpg.jpeg economia-032.jpg.jpeg

Fotos: Rui Marote

É absolutamente pungente o estado da zona histórica de São Pedro, no Funchal, onde o tecto da igreja foi atingido e onde arderam completamente vários prédios, entre eles o da não menos histórica Confeitaria Felisberta, que nunca mais foi recuperada e da qual, agora, apenas resta uma memória calcinada.

economia-024.jpg.jpeg

economia-038.jpg.jpeg economia-002.jpg.jpeg

A reportagem do Funchal Notícias já estivera presente no local, quando ainda lavravam os fogos no interior dos prédios. Agora, foi a vez de contemplarmos as ruínas à luz do dia. O cenário é lamentável, mas ainda podia ser pior.

economia-027.jpg.jpeg

economia-003.jpg.jpeg economia-005.jpg.jpeg

Inquestionável é que todos os edifícios envelhecidos e desabitados naquela área constituem um verdadeiro barril de pólvora no coração da cidade. E não é menos verdade que vê-los desaparecer desta forma é uma autêntica dor de alma – ao invés de os vermos reabilitados e recuperados.

economia-009.jpg.jpeg economia-015.jpg.jpeg economia-013.jpg.jpeg

O Funchal terá, sem dúvida, muito que se empenhar na reconstrução. Um esforço que deve ser feito simultaneamente por Governo Regional e autarquias – sem costas voltadas, como se tem visto por estes dias.