![]() A Leonor Castro tem 14 anos de idade e quis conhecer, por dentro, a Assembleia Legislativa da Madeira e como era, na prática, o trabalho de um deputado. A aluna, do Colégio de Santa Teresinha, iniciou um ciclo de iniciativas pedagógicas, designadas “Um dia com a deputada Sofia” Outras se seguirão, após aquela que foi a sessão experimental, de proveito mútuo. A Assembleia Legislativa já conta com a iniciativa “Parlamento Jovem”, com o intuito de mostrar a Casa da Democracia aos mais novos e incutir-lhes o gosto pela política, credibilizando assim aquela que é uma atividade nobre, infelizmente nem sempre valorizada pela sociedade em geral.
A deputada do PS/M e secretária da Mesa da Assembleia, Sofia Canha, tem-se apercebido, no contacto com os iovens, “de um legítimo interesse deles na política”. Aliás, acrescenta, “tal como eu, consideram a política uma atividade nobre e, por isso, achei por bem dar a conhecer o trabalho que eu desenvolvo no dia a dia”.
![]() No dia 4 de julho, Sofia Canha passou das palavras aos atos. Leonor Castro acompanhou-a todo o dia nas atividades ao serviço do Parlamento: “Preparação da sessão plenária, contactos telefónicos, reunião do grupo parlamentar, audição parlamentar (pública), preenchimento de declarações, entre outros assuntos de agenda”.
O dia terminou com um conhecimento real de uma dimensão importante da vida de uma deputada, numa iniciativa pedagógica para ambos os lados. Outros se seguirão, no mesmo espírito, numa missão de credibilizar, com atos e no terreno, o trabalho parlamentar.
|