Eduardo Jesus visita futuro núcleo Brum do Canto

Brum
Foto DR

Aproveitando a sua deslocação à ilha do Porto Santo, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, visitou, esta manhã, as instalações do futuro Núcleo Brum do Canto, espaço que será inaugurado, no próximo dia 2 de julho. Este Núcleo, assim como os conteúdos expositivos que se encontram em fase final de produção, são da responsabilidade da Direção Regional da Cultura, entidade que pretende potenciar este local como uma nova atratividade turística e cultural na ilha.

Recorde-se que, em outubro de 2015, foi doado ao Governo Regional da Madeira um espólio referente a Jorge Brum do Canto, pelo seu sobrinho Nuno Alves Caetano, em representação da família.

A doação é constituída, essencialmente, por um conjunto documental e pessoal, respeitante a Jorge Brum do Canto e relativa à memória das relações da família Brum do Canto, de origem açoriana, com linhagem Porto-santense.

Parte deste espólio poderá ser apreciado, a partir do próximo dia 2 de julho, neste novo espaço,  numa exposição que pretende ilustrar os múltiplos interesses deste ilustre homem de cultura, com profundas raízes na ilha do Porto Santo.

A título de curiosidade, refira-se que Jorge Brum do Canto, falecido em Lisboa a 7 de fevereiro de 1994, foi ator (cinema e televisão), crítico cinematográfico, realizador de cinema, presidente do Sindicato dos Profissionais de Cinema, músico, decorador, poeta, etnólogo, gastrónomo, ictiólogo e pescador desportivo. Em 1938 estreou a sua primeira longa metragem “A Canção da Terra”, um filme que foi rodado, precisamente, nesta ilha.