Machico pede 100 mil euros para reconstruir pontes no Porto da Cruz

Machico-47A Câmara Municipal de Machico submeterá à próxima reunião uma proposta de pedido de empréstimo, de longo prazo, no valor de 100.000€, para a reconstrução de passagens hidráulicas, que beneficiarão as populações de vários sítios do Porto da Cruz.

Em causa está a recuperação das pontes da Volta do Serrado; da Ribeira da Maiata; do Ribeiro Tem-te-Não-Caias; e de duas pontes da Referta.

Tratam-se de projetos de recuperação de passagens hidráulicas, nomeadamente das cinco pontes que foram seriamente danificadas, aquando da intempérie de Novembro de 2013, que afetou a freguesia do Porto da Cruz.

Segundo uma nota hoje emitida, o recurso a este empréstimo, só é possível neste ano, tendo em conta que o Município de Machico conseguiu garantir capacidade de endividamento, decorrente da ação de consolidação das suas contas, situação que mereceu os pareceres positivos da DGAL-Direção Geral das Autarquias Locais e da Direção Regional de Modernização e Administração.

Neste sentido, foram consultadas várias instituições bancárias para o efeito que apresentaram propostas e que acompanharão o processo de submissão à Reunião Ordinária da Câmara, que se realiza na próxima quinta-feira, e posteriormente à Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Machico, agendada para o próximo dia 29 de junho, de modo a permitir a realização das aludidas obras e que possibilitarão a melhoria de acessibilidades a habitações e a terrenos agrícolas, bem como na ligação entre sítios e lugares.