SPM vai abordar processo da Expressão Plástica

spm1

Esta terça-feira, dia 21 de Junho de 2016, pelas 11h00, o SPM dá uma conferência de imprensa na sua sede à Calçada da Cabouqueira, com o objectivo de explicitar os próximos passos no diferendo com a tutela educativa regional, na questão da Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Região.

Isto, segundo o SPM, após o recente acórdão do Tribunal Administrativo e Fiscal, que declarou improcedente a providência cautelar pelo SPM, para reposição da Expressão Plástica no currículo.

Recorde-se que, no Ofício Circular da Direcção Regional de Educação (DRE) de 17 de Julho de 2015, em lugar de estar mencionado «Expressão Plástica» está a designação genérica e no plural «Modalidades Artísticas». Esta não especificação, ao contrário do que acontece com a Expressão Musical e Dramática e a Expressão Físico-Motora, faz desaparecer a «Expressão Plástica» da nomenclatura e, depois, na prática, esta Expressão fica de fora dessa carga horária, e, por consequência, fora do currículo. Isto quando integra, as Expressões Artísticas (não as Modalidades Artísticas como chama a RAM).