Os iniciados Ema Carvão e Diogo Fernandes, ambos do Jardim da Serra, e Alex Linemburg, da ACD São João, estiveram em grande no Torneio Olímpico Jovem, que decorreu no último fim-de-semana em Abrantes, ao conseguirem medalhas de ouro.
Ao serviço da selecção da Madeira, nos femininos, Ema Carvão venceu a prova dos 80 metros barreiras, com o tempo de 12,40 segundos, enquanto nos masculinos, Diogo Fernandes conquistou o primeiro lugar nos 4.000 metros marcha, com a marca de 20.37,23 minutos, e Alex Linemburg saiu vitorioso no lançamento do dardo, com 42,36 metros.
Destinado a atletas do escalão de iniciados e juvenis, merecem também uma referência os quatro atletas madeirenses que conquistaram a medalha de prata no escalão de juvenis, num evento que juntou perto de mil atletas, oriundos de todos os cantos do país. Renata Rocha, do GD Estreito, nos 100 metros barreiras, com 14,61 metros, Milene Jesus, também do GD Estreito, no lançamento do martelo, com 49,55 metros, Ana Beatriz Gomes (Marítimo), no lançamento do peso, com 12,63 metros, e Tito Fernandes (ADRAP), no triplo salto, com 13,44 metros, foram os atletas que conquistaram o segundo lugar nas respectivas disciplinas.
A comitiva madeirense conseguiu ainda três medalhas de bronze, por Mariana Vargem (Ludens Machico), nos 1000 metros, com 3.06,38 minutos, Alex Linemburg (ACD São João), no lançamento do peso, com 13,98 metros, e na estafeta 4×80 metros, constituída por Célia Góis (ADRAP), Ema Carvão (Jardim da Serra), Alexandra Silva (Marítimo) e Milene Lucena (Estreito), que obteve a marca de 42,03 segundos.
Apesar de não terem conseguido um lugar no pódio, José Leonardo Abreu (ADRAP), Milena Lucena (GD Estreito) e Raquel Ferreira (ACD São João) terminaram as respectivas provas no quarto lugar e estiveram em bom plano, tal como Camila Jesus(ACD São João), Alexandra Silva (CS Marítimo), Nuno Pereira (Andorinha) e Rute Soares (Jardim da Serra), que apesar de não terem alcançado classificações de destaque conseguiram estabelecer novos recordes pessoais..
Mau grado estes bons resultados, na classificação colectiva, entre as vinte selecções que estiveram em competição, o seleccionado madeirense acabou por não ir além do nono lugar, fruto de alguns percalços inesperados, nomeadamente lesões de atletas em plena prova e algumas prestações abaixo do esperado, que fizeram com que o conjunto madeirense não pontuasse em seis provas, impedindo o que poderia ter sido a melhor classificação de sempre nesta prova.
Em termos competitivos, a Associação de Atletismo de Lisboa venceu a edição de 2016 do Torneio Olímpico Jovem, somando 748 pontos, contra os 695 pontos conseguidos pela Associação de Atletismo do Porto e os 693.5 pontos obtidos pela Associação de Atletismo de Setúbal, que foi terceira classificada.
Registe-se a finalizar que edição deste ano, que decorreu em Abrantes, teve como padrinhos Carlos Lopes e Rosa Mota, campeões olímpicos de Maratona.