Acessibilidade cultural na RAM tema de encontro

CASA MUSEU FREDERICO FREITAS4

A Casa-Museu Frederico de Freitas associou-se uma vez mais à iniciativa “Portas Abertas” da Semana Acesso Cultura que se assinala em todo o país até ao 19 de Junho, refere um comunicado da SRETC.

Sob o desafio da organização no sentido de envolver as organizações culturais e o público numa reflexão em torno do que é acessibilidade e criar uma maior consciência em relação à missão e objectivos da Associação Acesso Cultura, a Casa-Museu programou iniciativas que fazem parte da calendarização nacional de eventos, nomeadamente um encontro que decorrerá no próximo dia 17, sexta-feira, pelas 15 horas, sob o tema “Acessibilidade cultural na RAM no Ano Internacional para o Entendimento Global”.

A acção, promovida pelos associados da Acesso Cultura na Região, é dirigida a profissionais e colaboradores de instituições culturais da Madeira e Porto Santo e a todos os interessados, centrando-se na forma como a prática quotidiana das instituições culturais contribui localmente para responder aos desafios do presente num contexto global, entre os quais as questões ambientais, o envelhecimento da população ou o recrudescer da intolerância.

Na Madeira, além deste museu tutelado pela DRC, o Palácio de São Lourenço também vai realizar atividades no âmbito das “Portas Abertas”.

Refira-se que estas iniciativas surgem por ocasião do terceiro aniversário da Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a melhoria das condições de acesso (físico, social e intelectual) aos espaços culturais e oferta cultural em Portugal e no estrangeiro.

Ainda no âmbito da Semana Acesso Cultura, será entregue às 18h30 da próxima sexta-feira, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa), o Prémio Acesso Cultura 2016. No conjunto das 38 candidaturas recebidas pela organização, destaque-se a candidatura da associação regional “Dançando com a Diferença”, companhia residente no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Este prémio pretende distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projectos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal. Pretende ainda criar exigência junto dos públicos, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo.