/LC/
O Presidente do Governo Regional da Madeira estará presente, hoje, dia 7 de junho, pelas 18 horas, no auditório do ABM – Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, sito ao Caminho dos Álamos, N.º 35 – Funchal, no Lançamento da Publicação e Exposição dedicada à Junta Geral do Distrito do Funchal (1836-1976).
Esta iniciativa destina-se a assinalar o Dia Internacional dos Arquivos (efeméride celebrada a 9 de Junho).
Recorde-se que a Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal foi o mais importante órgão da administração do arquipélago da Madeira entre 1836 e 1976. As suas atribuições foram transferidas para o Governo Regional com a introdução da autonomia política e administrativa em 1976. Os arquivos da extinta Junta Geral permaneceram à guarda do Governo Regional da Madeira, tendo-se iniciado em 2006 o processo de incorporação e transferência desse volumoso acervo documental para o ABM. A documentação incorporada está disponível na Sala de Leitura e divide-se nos seguintes fundos documentais: Secretaria, Direção das Obras Públicas, Direção dos Serviços Industriais, Elétricos e de Viação, Estação Agrária da Madeira e Intendência de Pecuária.
A exposição ficará patente até 30 de setembro, no átrio do ABM. Foram selecionados alguns dos documentos mais importantes do acervo da Junta Geral em algumas das suas áreas de intervenção, nomeadamente obras públicas, assistência e saúde pública, economia e indústria, entre outras. Refira-se ainda que a apresentação de amanhã da publicação sobre a Junta Geral do Distrito do Funchal, que foi editada em dois volumes, estará a cargo de Paulo Miguel Rodrigues, docente e investigador da UMa.