
**Na semana de 23 a 27 de maio, os projetos LIFE Recover Natura e LIFE Fura-bardos foram visitados por elementos da Comissão Europeia e por monitores externos do LIFE.
Esta visita, que incluiu visitas às áreas de projeto para o acompanhamento do decorrer das ações de terreno, e reuniões no escritório para avaliação dos aspetos administrativos e financeiros, foi de elevada importância para avaliar e aperfeiçoar o modo como as ações de conservação são realizadas e o projeto é gerido de forma global.
O Programa LIFE+, instrumento financeiro para o ambiente,foi estabelecido pelo Regulamento (CE) N.º 614/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Maio de 2007, com vista a contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento da política e da legislação ambiental da Comunidade, incluindo a integração do ambiente noutras políticas.
É uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo a respectiva gestão da sua responsabilidade. Os projetos financiados pelo LIFE+ devem ser:
– de interesse comunitário, contribuindo significativamente para alcançar o objetivo geral do LIFE+;
– técnica e financeiramente coerentes e viáveis, bem como rentáveis;
– projetos de melhores práticas ou de demonstração, relacionados com a execução da Diretiva Aves ou da Diretiva Habitats;
– projetos inovadores ou de demonstração, relacionados com os objetivos ambientais da Comunidade, incluindo o desenvolvimento ou a divulgação de melhores práticas, de conhecimentos técnicos ou de tecnologias.
O projeto LIFE RECOVER NATURA (LIFE12/NAT/PT/000195), que decorre entre 2013 e 2017, apresenta um orçamento total de 1.344.044€, co-financiado em 49,02% (658.798€) pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia.
A Rede Natura 2000 é uma rede de zonas de proteção da natureza à escala da União Europeia criada ao abrigo da Diretiva «Habitats» de 1992. O seu objetivo é garantir a sobrevivência a longo prazo das espécies e dos habitats europeus mais valiosos e ameaçados.
O reconhecimento da necessidade de uma rede deste tipo foi uma resposta à destruição e fragmentação maciças de habitats selvagens nas décadas que antecederam 1992.