Arraiais alegram paróquias madeirenses

ARRAIAL
Após a celebração da solenidade do Corpo de Deus, que decorreu na quinta-feira 26 de maio, em todas as paróquias da Madeira e Porto Santo realizam-se festas do Santíssimo Sacramento que têm a mesma finalidade que a festa do Corpo de Deus, louvar a Eucaristia.
Estas festas são as principais manifestações de fé das comunidades cristãs e integram os tapetes de flores naturais colocados nos itinerários das procissões. Este é um trabalho voluntário e que engloba a participação de um elevado número de pessoas de várias idades. A apanha das flores e das verduras, a separação das pétalas e a colocação dos moldes com temas alusivos à Eucaristia merecem um grande elogio.
A iniciar o ciclo festivo que se prolongará até ao mês de novembro, vão ser celebradas, no domingo 29 de maio, festas do Santíssimo Sacramento nas paróquias de Cristo Rei (na freguesia da Ponta do Sol), às 14h30 e das Achadas da Cruz  pelas 15 horas.
A Boaventura vai assinalar a sua padroeira, que é Santa Quitéria com festa no domingo às 16 horas. Na véspera a banda filarmónica percorrerá os sítios.
Em Machico a festa será em louvor de São Cristóvão. Decorrerá na respetiva capela e como aquele santo é o protetor dos motoristas haverá bênção das viaturas após a procissão que sairá no final da missa cujo início está marcado para as 14 horas.
Na capela da Boa Esperança a festa que terá lugar no domingo ás 16 horas é em honra de Nossa Senhora da Boa Esperança. No sábado a missa da vigília será às 20 horas seguida de procissão das velas.
O tradicional arraial madeirense animará estas festas.
Também no domingo no sítio do Pinheiro, Arco da Calheta a tradição voltará a manter-se com a celebração de missa campal às 16h30 com a participação das insígnias do Espírito Santo, meninas saloias e comunidade paroquial que no final da celebração fazem convívio
É uma atividade que tem lugar sempre no domingo seguinte à quinta-feira do Corpo de Deus.