Escola de São Jorge celebra sua Semana

Escola S. Jorge, semana

**“A nossa terra: o nosso património” é o tema da Semana da EB23 de São Jorge, que decorre até ao próximo dia 13 de maio.

«Esta é uma escola onde as coisas acontecem e que faz acontecer.» Foi com este elogio que o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, “abriu” a Semana da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge, Cardeal D. Teodósio de Gouveia, que decorre entre os dias 9 e 13 de maio sob o lema “A nossa terra: o nosso património”.

A intervenção do governante foi precedida pela apresentação do livro “Receitas Tradicionais de São Jorge”, que esteve a cargo do Chef Octávio Freitas.

«Esta é a prova de que a escola existe para além do seu edifício. Não chegam boas infraestruturas e boas instalações, é preciso que o seu recheio, tal como nas receitas, seja de qualidade e transborde para o exterior. Este trabalho aqui apresentado resulta precisamente dessa perspetiva de procurar deixar um registo para memória futura daquelas que são as nossas tradições, neste caso gastronómicas», perspetivou Jorge Carvalho, valorizando a escola como um «espaço de transmissão de conhecimento» não apenas curricular mas também patrimonial.

«Vivemos num mundo globalizado onde, a qualquer momento, podemos saber o que se passa no outro lado do planeta, mas isso só deve levar-nos a valorizar aquilo que é nosso.»

O Secretário Regional “pegou” nas palavras do conhecido “chef” madeirense – que confessou à plateia que aos 15 anos já queria ser cozinheiro – para desafiar os estudantes a perseguirem os seus sonhos.

«Acreditamos que a escola é um espaço de sonho, de projeto de vida. É aqui que os nossos jovens conseguem, através do conhecimento e da experiência dos professores, encontrar esses percursos de vida que desejamos de sucesso. Como bem exemplificou Octávio Freitas: não há profissões menores; há aquelas onde nos sentimos realizados e outras onde nunca nos sentiremos realizados, por mais importantes que entendamos que possam ser», concluiu.