Liceu fecha Semana dos Clubes com slogan: “Só o Amor salvará o Mundo”

 

clubes gion fim principal

“Só o Amor salvará o mundo”. Um apelo pungente, pela voz dos estudantes, que continua a ser um belo ideal. Mas por que não lutar por ele? Foi também desta forma que o grupo de ginástica aeróbica e rítmica da Escola Secundária de Jaime Moniz encerrou a XVIII Semana dos Clubes e Projetos que mobilizou toda a comunidade escolar, tendo como um dos temas de fundo o “Entendimento Global”.

clubez vozes 3

Durante meses, os estudantes treinaram passes, coreografias, decoraram canções, representações dramáticas e mostraram ao longo da semana que agora terminou o quanto vale a pena investir nas actividades extracurriculares. Por detrás de cada aluno, o empenho firme dos professores das mais diversas áreas disciplinares.

Na sessão de encerramento, o talento dos estudantes falou mais alto, num espectáculo de profunda simbologia, com uma mensagem estruturante: vale a pena as nações terem o sonho de se entenderem, assim como Martin Luther King bem apregoou.

clubes1

Uma plateia a encher o ginásio do Liceu, com a presença do diretor regional de Educação, Marco Gomes, do vice-presidente da ESJM, Miguel Nunes, e da coordenadora das atividades extracurriculares, Vanda Martins. Todos a pugnarem pela importância destes eventos como complemento de um currículo com um olhar importante para a Cidadania.

No centro das atenções, os estudantes anónimos que deram vida ao clássico evento “Vozes do Liceu”que, mais uma vez, trouxe à superfície, as suas habilidades vocais. Lembramos que do Liceu saíram vozes bem conhecidas que enveredaram pelo universo artístico, como Vânia, entre outras.

clubes vozes

Além do canto, a ginástica a cargo da incansável e criativa professora de educação física, Fernanda Martins. Um momento do espectáculo que tocou os espetadores com a interpretação de um programa “Eu Tenho um sonho: Entendimento Global”. Estudantes-bailarinos que dançaram e encantaram em nome de um desígnio comum: o diálogo fraterno entre as nações, evidenciando a beleza cultural das mesmas através da dança. Uma dança que comunica, exorta e demanda o Amor entre os povos.

Uma nota ainda de registo para a parceria professores-alunos na guitarra, dando mais versatilidade a esta Semana dos Clubes e Projetos. Uma surpresa a que a plateia não ficou indiferente.

Na manhã de ontem, fora do espetáculo, outro evento apelou aos estudantes para a importância da agricultura biológica. Uma mensagem que urge reiterar em nome da saúde pública.

Por fim, por entre palestras, teatro, dança, canto, ginástica e outras ações, os holofotes sempre focados nos alunos, a alma da instituição e o empenho dos professores e demais colaboradores na sua afirmação. Sim, porque cada um tem o seu talento.

clube guitarrasclubes ginastica1clubes gin fim