Dança, cor e Europa na abertura da Semana dos Clubes da Jaime Moniz

clube principal
Fotos Micaela Martins e António Freitas

Dança, cor, comédia de costumes, a vida num palco e a Europa… Foram estes os principais ingredientes que serviram de base à abertura, esta manhã, da XVIII Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária de Jaime Moniz.

O espetáculo inaugural foi marcado pela representação do Clube de Dança “DancEn?gma”, com a designação “Histórias e Estórias”, intercalado com a série televisiva “Luzes no Horizonte”. Um momento para afirmar o talento dos alunos que vivem a dança e a dramatização com grande intensidade e paixão, orientados pela docente Carla Rodrigues.

A sessão de abertura, esta manhã, foi presidida pelo Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, e o presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Jorge Moreira de Sousa, tendo ambos os responsáveis salientado a importância destes eventos de carácter extracurricular, como uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

ckube 3

Durante esta semana, a ESJM vive um momento intenso de eventos culturais que englobam palestras, espetáculos, sarau, teatro e exposições. Cada Clube ou Projeto procura apresentar à comunidade escolar o seu trabalho, numa prova clara de que os alunos não aprendem apenas nas aulas mas também com a sua participação ativa em ações extracurriculares.

Esta tarde, as dinamizadoras do Projeto “Aimer le Français”, Adriana Sousa e Ana Maria Kauppila, promoveram o evento “Café Europa”, na biblioteca do Liceu. Graças aos contributos dos convidados Margarida Camacho, Gilda Dantas, Ana Patrícia Nunes e Marco Teles, todos reunidos à mesa, com um grupo restrito de alunos, foi possível partilhar experiências em torno da Língua Francesa no contexto europeu. Uma iniciativa que tem como entidade parceira o Centro de Informação Europe Direct Madeira-CIED.

clubes expoRecorde-se que, a XVIII Semana dos Clubes/Grupos/ Projetos, organizada pelas coordenadoras de actividades extracurriculares, Vanda Martins e Cecília Ferreira, engloba ainda uma diversidade de trabalhos, elaborados pelos estudantes, sobre eventos em que participaram ao longo do ano – viagens, palestras, visitas de estudo, entre outros – que estão agora expostos no Largo do Museu. É a escola e os alunos de mãos dadas com o mundo, numa interacção permanente entre a escola e a vida ativa.

biblo1Amanhã, pelas 09h45, o Clube “O Território – A Nossa Casa – promove uma conferência sobre “origens e efeitos das alterações climáticas”, cujo orador será Flávio Rabaçal, docente de Física e Química da ESJM. Em seguida, pelas 11h30, estará em foco “a importância das leguminosas para a fertilidade dos solos”, através de uma conferência que terá por oradora Paula Marília Figueira, chefe de divisão da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.

clubes expo1

Uma nota de registo para o Sarau Musical, agendado para o dia 20 do corrente mês, pelas 16h45, com a atuação dos elementos do Coro da Jaime Moniz. No mesmo dia, o Grupo de Teatro “O Moniz-Carlos Varela” – volta a levar à cena a peça “Em nome da Terra, dos Astros e da Perfeição…”, numa dramatização sobre as contradições da vida humana, nas suas virtudes e misérias.

Até ao dia 22 do corrente mês, a ESJM proporciona à comunidade escolar outros eventos de dinamização cultural, contando para tal com a participação de todos.