Santa Cruz assinala Dia dos Monumentos e Sítios com várias acções

monumentos

As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016 decorrem entre 18 e 22 de Abril, diariamente, a partir das 18h00.

No âmbito desta importante data, que se comemora anualmente no dia 18 de Abril, a Câmara Municipal de Santa Cruz e as Juntas de Freguesia do Concelho, irão desenvolver e apresentar acções de sensibilização e recuperação do Património Construído, nomeadamente:

– no dia 18, será feita uma sessão de apresentação no Mercado Municipal de Santa Cruz, sobre as obras de reabilitação deste espaço e respectivo processo de classificação. Será também apresentado o “Roteiro pelo Património Edificado do Centro Histórico de Santa Cruz” na sua versão traduzida para inglês e também alemão, de autoria de Emanuel Gaspar, e ainda um novo Roteiro Turístico da Freguesia de Santa Cruz, em Português.

– no dia 19, será inaugurada a obra de recuperação e requalificação do Monumento ao Futebol no Largo da Achada, Camacha. Recuperação da peça escultórica, recentemente roubada e vandalizada, de autoria do escultor Amândio de Sousa. Aproveitou-se o ensejo para fazer uma requalificação de todo o monumento, dignificando a peça e tornado-a mais estável, em colaboração com o escultor. Neste dia também será lançado o Roteiro Turístico da Freguesia da Camacha, em português.

– no dia 20, será inaugurada a recuperação de um antigo Lavadouro Público, de autoria do conceituado Arquitecto Chorão Ramalho, em Gaula, e será entregue o processo de classificação do mesmo.

– no dia 21, será inaugurada a recuperação e limpeza da Fonte do Bispo ou dos Ingleses em Santo António da Serra e será lançado o Roteiro Turístico da Freguesia do Santo da Serra, em português.

– no dia 22, será apresentado na Capela da Mãe de Deus, no Caniço, o Roteiro Turístico do Caniço, onde também será feita uma visita guiada à capela tardo-gótica / manuelina, por Emanuel Gaspar..

Os roteiros turísticos são de autoria das arquitectas Filipa Morna e Tomásia Castro, com a colaboração de Emanuel Gaspar.