Entrega do IRS pela Internet não poderá ser feita pelo Google Chrome

/LC/

Foto: ei.montepio.pt
Foto: ei.montepio.pt

Google Chrome e Microsoft Edge deixaram de ser compatíveis com a tecnologia utilizada pelo site das Finanças. Nesta quinta-feira, termina o prazo para reclamar os montantes do e-factura relativos a 2015 e a entrega das declarações de rendimentos deste ano arranca amanhã, sexta-feira, 1 de Abril.

Se tem em mente entregar o IRS do ano passado pela Internet, não será possível fazê-lo através dos browsers Google Chrome ou Microsoft Edge. O aviso chega das próprias Finanças.

A Autoridade Tributária sustenta a recomendação com o argumento de que as versões mais actuais daqueles browsers já não suportam a tecnologia Java utilizada pelo portal das Finanças.

Os contribuintes podem utilizar o Internet Explorer, o Safari ou o Mozilla Firefox como alternativa, que podem ser descarregados de modo gratuito. Também podem fazer o preenchimento offline da declaração. Contudo, o utilizador deve ter instalado a tecnologia Java para que a aplicação possa ser executada no computador nos diferentes sistemas operativos: Windows, Mac ou Linux.

O prazo para entrega do modelo 3 do IRS começa na sexta-feira.

Hoje, quinta, acaba o prazo para reclamar os montantes introduzidos no e-factura para fins de dedução à colecta no IRS, isto é, se não concorda com valores apresentados, por omissão ou incorrecção, pelo e-factura em cada secção (saúde, educação, imóveis, lares, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, alojamento, restauração e similares e ainda cabeleireiros e institutos de beleza), deverá reclamar no Portal das Finanças ou no Serviço de Finanças até às 24h00.