Miguel Albuquerque visita Centro de Saúde de Machico e fala da criação dos agrupamentos na saúde

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque efetuou uma visita ao Centro de Saúde de Machico, onde afirmou que pretende visitar os 48 centros de saúde na Região Autónoma, no âmbito da aprovação em assembleia do processo de incremento da medicina preventiva e familiar a nível de agrupamentos.

Miguel Albuquerque declarou que será criado um Conselho Clínico e 7 agrupamentos, cada um com o seu diretor, para a implementação dos cuidados de saúde e familiar, de modo a ser apurado a médio e longo prazo as necessidades de cada agrupamento. O presidente do Governo da Região salienta que esta medida vem facilitar, em termos logísticos, em termos de gestão de recursos e de pessoal, uma avaliação, monitorização e concretização dos objetivos.

Referiu também que o governo pretende trabalhar a questão das unidades móveis, onde existem alguns conjuntos de aparelhos de diagnóstico, pois uma das áreas a trabalhar “muito a sério” é o diagnóstico precoce, já que é fundamental as pessoas poderem fazer exames periódicos onde se pode detetar a doença antes de acarretar problemas para o utente e maiores custos para o sistema de saúde. Acrescentou que a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento dos doentes é essencial para que os mesmos não se dirijam às urgências, poupando recursos e fazendo com que a população a médio e longo prazo tenha uma melhor saúde e qualidade de vida.