Secretaria Regional do Ambiente já lançou concurso público para a Casa da Achada do Teixeira

/LC/

Imagem: madeira.gov
Imagem: madeira.gov

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza, já abriu o concurso público internacional para a concessão do direito de exploração para fins de alojamento turístico e restauração da Casa de Abrigo da Achada do Teixeira, em Santana, dando assim cumprimento ao estipulado no programa do governo.

 O anúncio foi publicado, quinta-feira, 25/02/2016, no Diário da República, sendo que o valor base da proposta corresponde à renda mensal mínima de mil euros.

Os potenciais interessados podem consultar, gratuitamente, as peças do concurso e apresentarem as propostas, por intermédio da plataforma eletrónica de contratação pública “acinGov”, acessível através do sítio eletrónico www.acingov.pt.

A Casa de Abrigo da Achada do Teixeira constitui um pólo turístico do ponto de vista geoestratégico, uma vez que se localiza numa zona de confluência de diversos percursos pedestres, alguns dos quais recomendados, e com particularidades ao nível da flora e fauna endémica, determinantes para o sucesso de atividades enquadradas no ecoturismo. Daí que o governo entenda que a recuperação e beneficiação daquela infraestrutura é importante para diversificar a oferta e promover o desenvolvimento turístico em espaço rural.

O edifício principal da Casa Abrigo da Achada do Teixeira desenvolve-se em dois pisos e terá duas valências: restaurante e alojamento turístico.

A título de curiosidade, sendo a zona circundante à Achada do Teixeira um ponto de referência para observação de estrelas, o projeto prevê que a cobertura da área dos quartos seja “rasgada”, oferecendo assim aos hóspedes um observatório astronómico.

Depois da Achada do Teixeira, seguem-se os concursos públicos para a exploração da Casa de Abrigo do Rabaçal, na Calheta, e para a Casa do Pacheco, no Seixal, ambos os procedimentos já aprovados pelo Conselho do Governo.