Requalificação do centro da Quinta Grande inaugurada a 28 de Fevereiro

Quinta GrandeO Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, procedem, no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 10:00, à inauguração do projeto de requalificação urbanística realizado no centro urbano da freguesia da Quinta Grande, sendo que a visita à obra começará no início da Rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, junto à praceta confinante com a Igreja local, e as intervenções dos governantes serão proferidas na Praceta 24 de Julho.

As obras que serão inauguradas foram iniciadas no passado mês de agosto e resultaram numa numa nova dinâmica funcional urbana mais inclusiva, coerente e sustentável para o centro da freguesia da Quita Grande.

O projeto urbanístico foi concebido pela equipa técnica dos serviços municipais, o qual foi apresentado à população da freguesia no dia 19 de janeiro de 2015, e submetido a discussão pública para apresentação de sugestões para melhoria. No decurso da discussão pública, foram apresentados vários contributos e propostas de melhoria pela população, algumas das quais foram devidamente acolhidas na proposta final de requalificação do centro urbano da freguesia.

Refira-se que o projeto de intervenção traduz-se no melhoramento do centro da freguesia, essencialmente ao longo da Rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, e contempla as seguintes intervenções:

-1ª zona, localizada a Oeste, localizada nas proximidades do adro da igreja, foi criada uma rotunda, no cruzamento da Rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade com o limitar da Rua Nossa Senhora dos Remédios. A zona intervencionada tem 674,00 m2 de superfície, somatório da área da rotunda proposta, do estacionamento desenhado e do passeio, que contempla uma área de estar / lazer com a colocação de mobiliário urbano (bancos, papeleiras, e luminárias).

-2ª zona, localizada a meio da Rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves, num prédio municipal resultante da demolição do antigo Centro de Saúde, foi construído um parque infantil com uma área de intervenção com 642,00 m 2 , onde foram instalados equipamentos infantis apelativos e atrativos, (um escorrega, um baloiço, duas molas, um gira-gira e uma cabana), distribuídos de forma a criar um espaço vocacionado para crianças de 1 a 14 anos. A qualificação do parque infantil foi pensada e interpretada considerando a instalação de um espaço de recreio infantil que garante todos os requisitos de segurança e os requisitos de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

-3ª zona, situada no final da Rua Bispo Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade com a Estrada Professora Alice do Carmo Pereira, envolvendo a Praceta 24 de julho, a qual foi ampliada, através da aquisição de um prédio confinante, e contempla a criação de passeios amplos, instalação de equipamentos urbanos (bancos, papeleiras, luminárias, mesas e um conjunto de estruturas de sombreamento) que irão permitir que as famílias possam usufruir e desfrutar destas duas áreas de estar / lazer.

A obra em causa decorre do programa de governo municipal e foi um compromisso eleitoral do executivo assumido com a população da Quinta Grande e implicou um investimento na ordem dos 288 mil euros.