Câmara de Lobos implementa programa ‘Brincadores e Sonhos’

câmara lobos
Foto DR

A autarquia de Câmara de Lobos está a implementar o programa denominado “Brincadores de Sonhos”, da autoria do Prof. Dr. Jacinto Jardim, com o apoio do IECC-PMA, da UNAVE, da Universidade de Aveiro, da Universidade Aberta, do CLEPUL e da CIDH.

Desde o passado dia 15 de fevereiro e até hoje, dia 19 de fevereiro, foi ministrada, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, uma formação intensiva para um grupo de 20 docentes do primeiro ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de educação do concelho de Câmara de Lobos, tendo em vista a capacitação dos docentes para a dinamização desta pedagogia inovadora de promoção do empreendedorismo entre as crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

O Presidente da Câmara, Pedro Coelho, e a Vice-presidente, Sónia Pereira, com o pelouro da educação, estiveram presentes na sessão de encerramento da formação, tendo o edil ressalvado o facto de este ser um projeto pioneiro na região, bem como que Câmara de Lobos é o segundo município a nível nacional a adotar um programa de promoção do empreendedorismo desta natureza.

O autarca referiu que a importância do empreendedorismo é notória na sociedade atual. Daí o imperativo de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. Neste sentido a autarquia de Câmara de Lobos lançou o desafio às escolas do município de implementar, no corrente ano letivo, para os alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, o Programa Brincadores de Sonhos, o qual visa promover nas crianças as competências, as emoções e os valores dos empreendedores.

A próxima semana serão entregues 500 exemplares da obra «Brincadores de Sonhos — Roteiro para Docentes e Formadores», que serve de referência à implementação do projeto, a cada um dos alunos do 4.º ano do ensino básico.

A este propósito a vice-presidente, Sónia Pereira, destacou que este projeto terá continuidade nos anos letivos subsequentes, envolvendo sempre os alunos do 4.º ano do ensino básico. Por outro lado, acrescentou que estão já programadas novas ações de formação de follow up para os docentes por forma a garantir o sucesso na implementação do projeto.

Este programa insere-se no Projeto Empreende 6-12 anos — Educar para o Empreendedorismo e Cidadania, que se compõe de três partes: o livro Brincadores de Sonhos, destinado a crianças e jovens entre os seis e os doze anos; o livro Brincadores de Sonhos — Roteiro para Docentes e Formadores, destinado aos facilitadores do Programa quando aplicado em contexto de equipa; e a ação de formação Pedagogia Empreendedora, que visa a aquisição da metodologia pedagógica necessária para a implementação deste programa, com a duração de 25 horas de formação presencial.