Folia carnavalesca em Santa Cruz juntou 800 figurantes

santa cruz2
Fotos Acaporama

A folia do carnaval voltou a tomar conta das principais ruas da cidade de Santa Cruz, este domingo, com a realização do habitual cortejo que, este ano, juntou 800 figurantes, divididos por oito trupes, a que se juntou a Associação Geringonça, uma das entidades convidadas.

Numa organização da Casa do Povo de Santa Cruz, em parceira com a Junta de Freguesia local e ainda o apoio da ACAPORAMA e Câmara Municipal, o cortejo iniciou­-se pelas 17:30 horas, já que houve necessidade de aguardar por algumas trupes que participaram, momentos antes, num outro concelho vizinho. A primeira a entrar em cena foi a trupe Flinstones, a que se seguiu a da Casa do Povo de Santa Cruz.

santa cruz3Pelas ruas passaram ainda as trupes da Câmara Municipal do Funchal/Centro Comunitário de São Gonçalo, do Centro Comunitário Quinta Josefina (CMF), do Centro Comunitário Pico dos Barcelos, da Associação Recreativa da Achada de Gaula/Malta do Furor, da Banda de Santa Cruz, da Casa do Povo de Gaula/Fitness Team e, por fim, a Geringonça.

Os 800 figurantes iniciaram o cortejo junto à Casa da Cultura, desfilando depois pela Rua do Ribeirinho, Rua da Praia, ponte de acesso ao arruamento do Hotel Vila Galé, Rua 17 de Junho, terminando na Praça Dr. João Abel de Freitas (em frente à Câmara).

santa cruz4Milhares de curiosos instalaram-­se um pouco por todo o lado, desde logo, pelos jardins em frente ao tribunal, mas com uma grande concentração, sobretudo, no arruamento junto ao litoral e depois na praça onde todos as trupes fizeram a festa final.

No cortejo, viu-­se de tudo um pouco, e nem faltou a alusão ao prémio de melhor destino europeu, sob o lema “Madeira destino de sonho”, com os elementos típicos regionais, como a casa de Santana e os trajes regionais, a marcarem presença.

santa cruz5Houve, também, alusões ao Médio oriente, a mexicanos, gregos, piratas e super heróis. Tudo num desfile que contou com muita música de carnaval, mas sobretudo com recurso aos ritmos latinos. De sublinhar que a Geringonça levou a este desfile perto de uma centena de figurantes.