Centro das Comunidades inaugura plataforma digital destinada aos emigrantes

psd adolfo brazãoSerá inaugurado esta semana um novo site dedicado aos emigrantes, uma plataforma destinada à troca direta e interativa de informação. O projeto foi anunciado esta segunda-feira após a visita do grupo parlamentar do PSD ao Centro das Comunidades Madeirenses para se inteirar sobre o trabalho desenvolvido por este organismo oficial responsável pela ligação com os emigrantes.

De acordo com o deputado Adolfo Brazão, esta visita teve também por objetivo saber quais as novas ações a desenvolver pelo Centro, lembrando que, recentemente, foi aprovado um diploma, na Assembleia Legislativa da Madeira, que visa reunir anualmente as comunidades madeirenses de “uma forma livre e aberta a todos os que queiram participar”.

Adolfo Brazão salientou que o Centro das Comunidades Madeirenses funciona como uma espécie “de hospital” a que os emigrantes recorrem quando têm algum problema para resolver, sendo feito um importante trabalho de triagem e de encaminhamento, seja em situações de pessoas que pretendem emigrar ou de outras que queiram regressar.

“É um trabalho muito interessante o que está a ser feito aqui e nós de facto tínhamos que saber para podermos pensar, em termos legislativos e da ação do Grupo Parlamentar, o que é que podemos fazer para ajudar neste trabalho tão importante que é o apoio à diáspora”, salientou.

Além do trabalho diário de apoio aos emigrantes, o Centro das Comunidades Madeirenses desempenha um papel importante na preservação da história da emigração madeirense, através de um arquivo.