Apel e Criamar com prémio Infante Dom Henrique

Criamar
Criamar premiada.

Pelas 16:00 de amanhã, dia 21 de Outubro, a Associação para a Promoção do Ensino Livre (APEL), e a CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, no Funchal, recebem das mãos de D. Duarte Pio, de Miguel Horta e Costa, (Presidente Executivo da Associação), do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo e da vereadora da Educação, Madalena Nunes, o Prémio Infante D. Henrique nas categorias Bronze, destinado a jovens com idades a partir dos 14 anos, e Ouro, para alunos com idades superiores a 16 anos, respetivamente.

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa do “The Duke of Edinburgh’s International Award”, fundado em 1956 pelo Duque de Edinburgo. Em 1988, no Porto, Dom Duarte, Duque de Bragança, fundou a versão portuguesa, que adotou o nome Prémio Infante D. Henrique.

O Programa subjacente ao Prémio visa o desenvolvimento pessoal e social de atividades voluntárias e não competitivas, destinado a jovens entre os 14 e os 25 anos, encorajando-os a desenvolverem-se como cidadãos ativos, participativos, com uma contribuição positiva na sociedade e preparando-os com experiências de vida para marcar a diferença com eles próprios, as suas comunidades, e o mundo.

É um programa nacional e internacional que reconhece os jovens por aquilo que fazem: participando num serviço à comunidade e aprendendo a prestar um serviço, os jovens são incentivados a apoiar o próximo; praticando um desporto, adquirem um desenvolvimento físico e hábitos desportivos; passando pela secção de talentos, descobrem novas facetas em si ou simplesmente adquirem experiência profissional tão necessária nos dias de hoje; e na secção aventura, considerado um teste à sobrevivência, realizada em grupo e onde se destacam as qualidades de liderança, responsabilidade e maturidade.