Jornadas da juventude entre 26 e 30 de Outubro

Desporto escolar4A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, promove entre os próximos dias 26 e 30 de outubro, as Jornadas da Juventude.

Sob o lema Capacitar, Inovar e Diferenciar, pretende-se desenvolver competências e diferentes perspetivas, potenciadoras de novas oportunidades, particularmente junto de jovens licenciados, com formação profissional e que estejam à procura de inserção no mercado de trabalho e de oportunidades formativas ou profissionais, quer seja na Região, quer seja no espaço europeu.

Considerando as grandes linhas estratégicas traçadas por este Governo Regional para a área da Juventude, bem como as metas definidas na estratégia 2020 em termos de formação, mobilidade e emprego jovem, estas Jornadas compreendem uma resposta às necessidades de muitos jovens, na medida em que serão reforçadas competências-chave, cruciais para a sua afirmação e consolidação do seu percurso individual.

Ao longo desta semana, serão dinamizados cursos de informática, workshops e debates no Centro de Juventude do Funchal, na DTIM e na ABC Escola de Cabeleireiro e Estética.

De entre a variada oferta formativa, especial destaque para os cursos de competências digitais na procura ativa de emprego e em prezi, grupos de trabalho e partilha de boas práticas na área do empreendedorismo, comércio eletrónico e criação de lojas online, bem como na perspetivação de vantagens em termos empresariais ou de outras opções laborais.

Será igualmente dado especial enfoque na importância que a imagem assume nos vários contextos e do relevo que a sua adequação implica no quotidiano de quem pretende ser bem sucedido em termos socioprofissionais.

Outra tónica dominante nestas Jornadas da Juventude, é a da preparação dos jovens, enquanto candidatos, para os processos de recrutamento e de seleção, bem como na performance na realização de testes psicotécnicos e conhecimento das premissas mais valorizadas, do ponto de vista da entidade empregadora.

Paralelamente, serão dinamizadas sessões catalisadoras de competências de motivação e de comunicação, determinantes na afirmação da diferença nos processos de criação de oportunidades de sucesso.

As Jornadas da Juventude terminam na sexta-feira, dia 30, com um painel dedicado às redes europeias de informação juvenil e aos programas geridos pela Direção Regional de Juventude e Desporto, como sejam o Serviço Voluntário Europeu e o Programa Eurodisseia.

Este evento conta com uma grande diversidade de entidades com uma atuação transversal na área da juventude, nomeadamente a Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira (DTIM), a Associação Juvenil Alternativas Jovens, o Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM), a Direção Regional de Qualificação Profissional, a Normifisco – Gabinete de Assessoria em Contabilidade e Fiscalidade, a Escola ABC do Cabeleireiro e Estética, a Toastmasters Club Funchal, a Randstad Funchal e Mindsurfing – Coaching & Consulting.

A participação nestas ações são gratuitas e os jovens interessados, poderão efetuar a sua inscrição no site da Direção Regional de Juventude e Desporto, em www.madeira-edu.pt/drjd.

As jornadas serão apresentada amanhã, terça-feira (20 de outubro), às 11h30, no Centro de Juventude, em conferência de imprensa na qual participa o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.