
Vanda G. reside numa das freguesias da cidade do Funchal e foi impedida de votar neste ato eleitoral porque as razões que alegou foram consideradas inaceitáveis. É uma das eleitoras que engrossou, involuntariamente, as estatísticas da abstenção sem ter sido essa a sua opção de voto. Por isso, fez saber ao Funchal Notícias a sua indignação.
Com 52 anos de idade e professora de profissão, tem por hábito cumprir o seu dever cívico em todos os atos eleitorais. Este ano, compromissos inadiáveis do foro pessoal, obrigavam-na a viajar até ao Continente, onde tem dois filhos a trabalhar e a estudar. Dirigiu-se na passada sexta feira à Câmara Municipal do Funchal para tentar deixar o seu voto e viajar tranquila. Alegou as razões do foro pessoal e até tinha comprovativos de que tinha os filhos a estudar e a trabalhar no território nacional. Resultado: os movitvos invocados não colheram porque não fazem parte da argumentação oficial aceitável e Vanda G. ficou fora do ato eleitoral por razões alheias à sua vontade.
Depois, já em casa, assistiu à divulgação dos resultados eleitorais pelas televisões. Em silêncio. E com uma revolta incontida por não ter exercido um direito que a Democracia lhe conferiu. Mesmo quando estava no Continente, dirigiu-se a uma secção de voto, com a sua identificação, mas foi-lhe negada novamente a possibilidade de votar. Nova revolta.
Hoje, quando os comentários do dia convergiam para o balanço aos resultados, Vanda G. olhava em silêncio e pasmava com a burocracia do seu país. Ao FN, critica: “Critica-se tanto a abstenção, dizem-se todos preocupados com ela mas, quando se quer votar, só levantam obstáculos insignificantes. São situaçõs hilariantes como estas que afetam a Democracia, já para não falar nos cadernos eleitorais desatualizados. É o país que temos”.
Na Madeira, a abstenção até subiu, indo além dos 50%. Um fenómeno a exigir uma reflexão séria por parte da classe política e dos dos cidadãos.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





