Trânsito congestionado logo pela manhã que nem São Pedro consegue resolver

SONY DSC
Fotos Rui Marote

O trânsito afunilado ainda é uma realidade em algumas zonas da nossa cidade. A situação já foi bem pior. Mas ainda mexe com os nervos dos cidadãos, nomeadamente nas horas de ponta. De segunda a sexta, em época escolar, entre as 08h00 e as 08h45, a realidade é aquela que a imagem documenta.

A Calçada de Santa Clara, Largo de São Pedro e Rua da Mouraria são exemplos paradigmáticos de trânsito congestionado logo pela manhã, sem soluções à vista.
Não há polícia por perto e, se existisse, a confusão até poderia ser maior. Mas o FN registou o facto de os condutores já estarem habituados a esta rotina, não se tendo ouvido ninguém mais impaciente a buzinar para o espaço. Prevaleceu o civismo.
Num momento em que a Câmara Municipal do Funchal tem dado o seu contributo ao nível das novas mobilidades, seria ainda de equacionar a melhoria de acesso em zonas tradicionalmente com grande trânsito, dada a exiguidade das antigas ruas e onde normalmente estão localizados estabelecimentos de ensino. A Rua das Mercês, junto ao Colégio Apresentação de Maria, é outro exemplo.