Madeira Ocean Race traz melhores canoístas do mundo à Região

madeira ocean race clube naval mafalda freitas
(Foto: gabinete de imprensa CNF)

A 2ª edição do Madeira Ocean Race, prova de canoagem de mar que integra o Festival da Natureza da Madeira, vai realizar-se no fim de semana de 10 e 11 de outubro, ao longo da costa oeste da ilha.

A prova, organizada pelo Clube Naval do Funchal, terá em competição embarcações próprias de surfski e trará à Região os melhores canoístas do mundo nesta modalidade, contando para já com cerca de 50 participantes, alguns estrangeiros.

Na cerimónia de apresentação do evento, realizada esta quinta-feira, na Marina do Funchal, com a presença do secretário regional do da economia, Turismo e Cultura, a presidente da direção do CNF destacou a mais valia em aliar desporto à preservação do natureza e a capacidade de a Região organizar desportos náuticos ao longo de todo ano.

“O objetivo é promover o mar da Madeira junto de uma modalidade em franco crescimento por todo o mundo”, sublinhou Mafalda Freitas, recordando que a Região, a exemplo de Canárias, é dos únicos sítios do hemisfério norte onde se podem praticar desportos náuticos no Inverno.

Tratando-se de uma variante da canoagem com a qual os atletas madeirenses estão muito bem identificados, para os canoístas visitantes é sempre um boa surpresa encontrar água temperadas e paisagens deslumbrantes.

Serão realizadas duas provas ao longo deste evento: no dia 10 de outubro, sábado, decorre a primeira etapa entre a praia da Calheta e a Ribeira Brava e, no dia 11 de outubro, domingo, será a segunda etapa, compreendida entre a Ribeira Brava e o Funchal.

A representar as cores do CNF, estará David Fernandes, recentemente apurado para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, Vice-Campeão Europeu de K4 1000 metros e o melhor português em prova na passada edição desta competição.

O atleta integra os 50 participantes confirmados, entre os quais cerca de 25 também madeirenses, mais 25 canoístas de fora da Região, nomeadamente do arquipélago do Açores, Portugal Continental, Espanha, Holanda, Austrália e França.