À conta do estatuto de região rica, Madeira perdeu mil milhões de euros

Carlos Pereira escolheu participar na corrida dos Bombeiros Municipais para mostrar que a sua equipa tem energia e está preparada.
Carlos Pereira escolheu participar na corrida dos Bombeiros Municipais para mostrar que a sua equipa tem energia e está preparada.

O PS-M quer pôr as instâncias nacionais e europeias a discutir compensações financeiras com vista a ressarcir a Madeira pelos prejuízos, da ordem dos mil milhões de euros, que resultaram da falsa imagem de região rica que prevaleceu durante anos.

Carlos Pereira, o cabeça de lista socialista às eleições de 4 de outubro, sublinhou esta manhã no Funchal ser necessário colocar esta questão nos planos nacional e europeu com vista a garantir mais meios. “O nosso PIB baixou, conforme atestam os últimos dados do Eurostat e, portanto, temos de ser capazes de pedir compensações porque perdemos mais de mil milhões de euros com esta brincadeira”, criticou o líder dos socialistas madeirenses e candidato, antes de participar na corrida dos Bombeiros Municipais do Funchal, evento escolhido para assinalar o arranque da campanha eleitoral às Legislativas nacionais.

A redução do serviço da dívida pública, transferindo verbas para setores vitais, a construção do novo hospital e um sistema fiscal adaptados às necessidades da Região são outras questões que Carlos Pereira espera colocar na agenda da Assembleia da República nos próximos quatro anos, assuntos pelos quais vai bater-se independentemente de quem assumir a governação.

“A minha luta pelos interesses e pelo bem da Madeira será sempre igual”, assegurou, destacando, porém, ser António Costa o candidato melhor preparado na defesa da Região. A história e a experiência falam por si, diz Carlos Pereira, recordando que nos momentos mais difíceis – em 1998 com o pagamento total da dívida e em 2010 com a Lei de Meios -, a Madeira contou sempre com a mão solidária do PS.