I Encontro de Emigrantes com uma centena de participantes

comunidades emigrantesEstão confirmadas mais de 100 pessoas no Encontro das Comunidades Madeirenses, que decorrerá no dia 28 do corrente e que tem como objetivo principal ouvir as comunidades antes de definir políticas regionais para a Diáspora.

Entre os muitos participantes, contam-se conselheiros e comendadores, presidentes de associações e outros dirigentes associativos, clubes e missões, altos quadros diplomáticos, empresários, comerciantes, artistas, cantores e músicos, profissionais liberais como advogados e médicos, militares, académicos, historiadores, investigadores, pessoas ligadas à banca e construção civil, altos quadros de associações de prestígio mundial, artesãos e professores.

Uma novidade é o facto de estarem previstas também diversas participações de descendentes de madeirenses de 2ª e 3ª geração que por questões identitárias trilham o caminho inverso ao dos seus antepassados, procurando a Região em busca da sua identidade, como acontece com a académica de Trinidad e Tobago Jo-Anne Ferreira, mas também  para se estabelecer, como é o caso do Diretor do departamento da ONU para o combate a doenças infeciosas, UNITAID, Maurício Cysne.

Neste Encontro, que contará com a presença do Presidente do Governo Regional, do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus e a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, irá consultar-se emigrantes em mais de duas dezenas de países sobre o futuro da ligação entre as Comunidades e o Governo Regional.

Haverá participação local mas também intervenções mediadas pela tecnologia, recorrendo a plataformas como o Skype, num evento que será transmitido integralmente pelo canal de WebTV naminhaterra.com.

Após o Encontro, os participantes serão recebido pelo presidente do Governo Regional, na Quinta Vigia.

Recorde-se que está prevista uma conferência de imprensa para o dia 29, às 11h00, em que o secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, apresentará as conclusões deste Encontro.