Paquetes no porto, dia ganho para o comércio

Dia de navio de cruzeiro no porto do Funchal é dia ganho para alguns comerciantes locais. Então, se estiverem três paquetes acostados, o comércio ganha outra dinâmica que não passa despercebida junto dos madeirenses.

ESPLANADAS 04

Neste segunda-feira, o “Balmoral” foi o segundo navio a testar o novo cais do Funchal, tendo atracado com sucesso, numa operação eficaz também conduzida pelos funcionários da APRAM-Administração de Portos da Madeira. Mais dois paquetes juntaram-se-lhe, desta vez, no molhe da Pontinha. Depois, foi a habitual caminhada de centenas de turistas do porto até ao centro da cidade.

ESPLANADAS 06Subitamente, as esplanadas encheram-se para os cafés, as bebidas geladas, os snacks e, em alguns casos, para o almoço, debaixo de um clima tropical muito atrativo a quem nos visita.

Não é por acaso que a Região aposta cada vez mais na vinda destes hotéis de luxo flutuantes, porque são um excelente cartaz de promoção da Madeira no mundo e, sobretudo, porque injetam dinheiro na economia local.

ESPLANADAS 01Também é certo que estes turistas, com pensão completa a bordo e com escassas horas na Madeira, não deixam aqui fortunas. No entanto, a frequência com que os navios atracam no porto, sobretudo entre setembro e abril, dinamizam muito o comércio local, bem como os Teleféricos da Madeira para uma vista panorâmica da cidade e do Monte.

Uma aposta nos navios de cruzeiro que a APRAM, pelo que se vê, deverá continuar a investir em força.

ESPLANADAS 03

 

 

..