Assunção Cristas na Madeira a convite da Ilha Peixe

aquacultura_1

A ministra da Agricultura está na Madeira a convite da empresa Ilha Peixe e não do Governo Regional. Daí, o caráter inesperado da breve deslocação de Assunção Cristas à Região.

Conforme o programa apresentado pela Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, a ministra irá deslocar-se, ainda antes do almoço, ao Caniçal, onde aquela empresa tem a funcionar uma unidade de piscicultura em jaulas flutuantes, offshore, mais precisamente na Baía D’Abra.

O secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, e o diretor regional de Pescas, Luís Ferreira, integram a comitiva que acompanha Assunção Cristas.

Esta manhã, a primeira paragem foi na Calheta, onde o Governo Regional tem a funcionar o Centro de Maricultura, uma unidade cuja principal missão é a pesquisa e o apoio técnico às unidades de aquacultura que funcionam em meio natural, no Campanário e no Caniçal.

Esta atividade tem vindo a registar um aumento significativo na produção e a consolidar-se no âmbito da exportação, já que 60% do que é produzido se destina ao mercado externo. Em 2014, a quantidade de peixe produzida em aquacultura na Região rondou as 600 toneladas, representando um valor na ordem dos 3 milhões de euros.

Programa da visita da ministra Assunção Cristas.
Programa da visita da ministra Assunção Cristas, Hoje, à Madeira.