
As Festas de São Pedro, a ter lugar de 26 a 30 de junho em Câmara de Lobos, vão contar este ano com a presença de bandas e artistas de peso, mas as despesas associadas aos concertos não custarão um cêntimo aos cofres da Câmara.
Pedro Coelho revelou ao Funchal Notícias que a autarquia conseguiu junto dos seus parceiros patrocínios no montante de 32 mil euros, ao abrigo da Lei do Mecenato, que serão gastos na organização da festa, “o que significa que os artistas nacionais vêm a custo zero” no que que toca ao erário municipal, assegurou.
O edil mostrou-se satisfeito com a participação dos privados na realização do evento, salientando a importância que o mesmo assume em termos de recuperação de tradições e da revitalização económica da localidade.
As Festas de São Pedro iniciam-se a 26 de junho e prolongam-se até à terça-feira seguinte. O varadouro de Câmara de Lobos será, durante cinco dias, o palco principal de atuações e concertos a cargo de artistas nacionais e locais. Para aquele local estão previstas atuações musicais de renome e muita animação ao longo dos cinco de dias do evento.
Logo a abrir, dia 26, Luís Represas fará as honras da casa. No dia seguinte, será a vez da Banda Municipal de Câmara de Lobos, sendo a baía brindada no dia 28 com um espetáculo piromusical.
No dia 29 de junho, a animação estará por conta do grupo Quinta do Bill, ficando os OqueStrada, em estreia na Madeira, com a missão de fechar com chave de ouro a festa dedicada ao último dos santos populares, no dia 30 de junho.
Novidade, este ano, é a ornamentação e animação das ruas da cidade, a cargo da Casa do Povo, dos Centros Comunitários Cidade Viva e Vila Viva e da Confraria do Santíssimo Sacramento. Várias equipas encontram-se já no terreno a preparar elementos decorativos alusivos à localidade e aos arraiais madeirenses, como sejam as joeiras e os colares de rebuçados.
Durante os dias de festa, o parque de estacionamento de S. Francisco estará aberto permanentemente e os restantes até às 3 da madrugada, todos com a tarifa de € 0,45 por hora.