Papa Francisco hoje em Sarajevo

Papa1
Fonte Reuters.

(Com Lília Castanha) O Papa Francisco celebra hoje uma missa num estádio da Bósnia-Herzegovina perante milhares de católicos.

A visita do Sumo Pontífice à capital, Sarajevo tem como objectivo promover a paz e reconciliação no país.
Nesta visita de um dia, o Papa irá também encontrar-se com membros das comunidades Muçulmanas, Cristãs Ortodoxas e Judaicas.
Papa2
Reuters.

20 anos depois da guerra civil que dizimou a população católica, a Bósnia permanece dividida ao nível religioso e étnico.

A guerra entre os sérvios cristãos ortodoxos e os bósnios muçulmanos no início dos anos 90 resultou em divisões étnicas profundas.
O Cardeal Vinko Puljic apelou às pessoas de todas as religiões para ouvirem e manterem os corações abertos à mensagem do Papa. Acrescentou que puseram muito carinho nas preparações para a visita e que a cidade irradiava alegria com o evento.
O Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin afirmou que um aspecto central da visita seria fomentar a moral dos Católicos, muitos dos quais deixaram o país após o conflito.
O Papa Francisco irá tentar impulsionar a reconciliação encorajando as diferentes comunidades a se reunirem e a dialogarem.
Pelo menos 5 mil polícias foram destacados.
Papa3
Fonte AFP.