Escola dos Louros assinala Dia das Expressões

Sob o tema “SensibilizARTE”, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros dinamizou, na passada sexta-feira, um dia dedicado às diferentes formas de expressão artística e desportiva, reunindo toda a comunidade educativa em torno da música, da dança, da pintura, da fotografia e do desporto. O momento escolhido também para homenagear os alunos de 9º ano que receberam os seus certificados de finalistas.

O Dia das Expressões, como é conhecida a iniciativa levada a cabo pelo Departamento das Expressões, onde se incluem as disciplinas de Educação Musical, Educação Física, Educação Visual e Educação Tecnológica, veio mostrar o trabalho realizado ao longo do ano e promover “o saber, a cultura e os valores”, conforme destacou a diretora dos Louros, Gilberta Camacho, para quem a escola tem a missão de “impulsionar, tornar mais claro e ajudar a descobrir o caminho que cada um pretende seguir na nossa sociedade”.

Durante cerca de hora e meia, muitos foram os artistas que mostraram os seus dons na dança, na ginástica, na música e na coreografia, num espetáculo que reuniu centenas de alunos e entidades convidadas, como foi o caso dos alunos do Conservatório Escola Profissional de Artes da Madeira e do Grupo STG Dance Crew. Ao longo da manhã foram também  dinamizados workshops de graffiti, pintura, fotografia, arte em movimento e karaoke. 

A iniciativa, que pretende ainda assinalar as comemorações do Dia da Criança e marcar o final do ano letivo, contou com a presença de convidados da Secretaria Regional de Educação, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, da Associação Criamar e da Cambridge School, entidades com quem esta escola de referência para alunos com deficiência auditiva mantém parcerias e projetos.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, que se encontra a comemorar os 25 anos de existência – em 1989 começou a funcionar como estabelecimento de ensino independente -, conta atualmente com cerca de 600 alunos do 5º ao 9º anos, integrando ainda turmas de Percursos Curriculares Alternativos e uma de Educação e Formação para Adultos, projeto que no próximo ano letivo vai abranger os três ciclos do Ensino Básico.