Atuneiro “Ilha”: pescador apresentava perda de força muscular e desorientação

Foto
Foto “Portal da Marinha”

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou hoje a evacuação de um tripulante da embarcação de pesca costeira “A Ilha”, que se encontrava a navegar a cerca de 14 milhas da costa Norte da ilha da Madeira.

Segundo a informação publicada no portal da Marinha portuguesa, o tripulante apresentava um quadro clínico de lipotimia caracterizado por perda de força muscular e desorientação.

O alerta foi dado pelo mestre da embarcação, cerca das 18h50 de ontem. De imediato foram desencadeados os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar), tendo sido decidido que em face do quadro clínico a evacuação médica poderia ser efetuada por via marítima.

De acordo com informação oficial, foi ativada uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, a qual se dirigiu para a posição da embarcação de pesca. Após a recolha do tripulante o salva-vidas dirigiu-se para a marina do Funchal onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Municipais do Funchal,  ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, que o transportou para o hospital Dr. Nélio Mendonça.

O tripulante de 24 anos é natural da ilha da Madeira (Caniçal) e encontrava-se consciente mas em estado de choque.