AJAMPS anuncia curso de poda de fruteiras tropicais e subtropicais

ajampsA Associação de Jovens Agricultores da Madeira (AJAMPS) anuncia que, depois do sucesso das primeiras edições do Curso de Poda, realizadas em 2013 e 2014 em parceria com a Quinta Eco Prazeres, pretende continuar a formar agricultores e demais pessoas interessadas, contribuindo para a qualificação e melhoria da atividade agrícola, na região.

Assim sendo, para os dias 2 e 3 de maio está agendado um Curso de Poda, que dará especial atenção às Fruteiras tropicais e subtropicais.

A parte prática do curso decorrerá num pomar misto, onde todos os formandos terão a possibilidade de aprender e, depois, experimentar várias técnicas de poda em citrinos, anoneiras e abacateiros.

As vertentes da teoria e da prática realizar-se-ão no Concelho de Santana.

“Informamos, igualmente, que se encontram já programados novos cursos para o presente ano, com enfoque na pecuária, nomeadamente: Produção e higiene do leite, Suinicultura intensiva e Produção de pequenos ruminantes. Além destes, está ainda programada a 2.ª edição do Curso de Apicultura”, referem.

“Nos últimos meses, vários jovens tem solicitado à AJAMPS projetos no âmbito da pecuária. Projetámos e elaborámos uma candidatura ao PRODERAM (projeto) para uma pequena vacaria de leite (10 vacas) no Concelho de Santana, estando esta exploração, atualmente, a funcionar em pleno. Estamos, presentemente, a elaborar dois projetos para a instalação de duas pequenas suiniculturas no Concelho de Santa Cruz.

A AJAMPS está empenhada em fomentar a pecuária na Região Autónoma da Madeira, após o abandono desta produção no decurso dos últimos anos. A pecuária tem de ser encarada como um setor estratégico e crucial para a nossa economia. Não é possível nem aceitável que estejamos tão dependentes da importação de proteína de origem animal”.

O comunicado é assinado pelo presidente da Direcção da AJAMPS, Vítor Dionísio Gouveia de Castro.