Susana Prada: uma académica sem filiação partidária à frente do Ambiente e Recursos Naturais

Susana Prada (1)

Fabíola de Sousa (texto)

Susana Luísa Rodrigues Nascimento Prada tem 50 anos, nasceu a 20 de Dezembro de 1964, na Madeira, é casada, professora universitária, investigadora académica há 27 anos, e foi a escolha de Miguel Albuquerque para conduzir os destinos da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais nos próximos quatro anos.

Susana Prada é considerada uma pessoa discreta, sobre a sua vida privada e os seus interesses pessoais sabe-se muito pouco, apenas que tem “paixão” pela geologia, nomeadamente, na área da Hidrogeologia e que gosta do “trabalho de campo”. É filha do conhecido Coronel Ramiro Morna e cunhada de Jorge Carvalho o novo Secretário Regional da Educação.

AMBIENTE

A nova titular da pasta do Ambiente e Recursos Naturais não tem filiação partidária nem teve qualquer actividade política até ao momento.

Os alunos dizem que é uma pessoa reservada, calma, serena e muito aplicada no seu trabalho, tanto nas aulas como na área da investigação.

Susana Prada já foi convidada para falar sobre recursos hídricos e geologia em várias escolas da Região, mas manteve sempre uma postura discreta longe dos olhares da ribalta da comunicação social.

Susana Prada (2)

Sobre a sua vida profissional de salientar que tem um vasto curriculum, e diversos artigos publicados em revistas científicas da especialidade nacionais e internacionais.

Susana Luísa Rodrigues Nascimento Prada é licenciada e Mestre em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa, Doutorada e Agregada em Geologia, na especialidade de Hidrogeologia pela Universidade da Madeira, onde exerce funções de Professora Auxiliar com nomeação definitiva no Centro de Competência de Ciências Exactas e da Engenharia. Representou a Universidade da Madeira na Comissão de Acompanhamento do Plano Regional da Água da Região Autónoma da Madeira e foi também Directora do Centro de Investigação de Ciências Agrárias da Universidade da Madeira.

No seu percurso académico enquanto investigadora destaca-se o interesse pela Hidrogeologia de regiões vulcânicas, a Gestão de Recursos Hídricos e Geologia do Ambiente, no âmbito dos quais coordenou vários projectos de investigação e orientou dissertações de mestrado.

Mas não é só na Madeira que Susana Prada é conhecida. A professora universitária também é reconhecida nos Açores, sendo que faz parte do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da referida ilha desde 20 de Outubro de 2010.

A geóloga que a partir de 20 de Abril será secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais tem participado ao longo da sua carreira académica em trabalhos de consultoria nos quais desenvolveu vários estudos técnico-científico e é membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Regional da Água da RAM e da Comissão de Acompanhamento do Plano de Gestão da Região Hidrográfica – RH10.

Susana Prada venceu a primeira edição do Prémio Zarco em 2001, uma iniciativa que visa distinguir personalidades madeirenses que se evidenciam pela obra realizada na área artística, científica e literária na Madeira.

susana prada 3