O “Bê-à-Bá” da Vida na Escola: O 3º Período

icon-Cheila-MartinsO 3º período acabou de começar e já há de tudo, algumas cabeças ainda andam na caça-ao-ovo. Porque as férias sabem bem, porque não ter rotinas proporciona um descanso que [pais e filhos] parecem apreciar, porque é também o tempo de qualidade que une a família. As outras cabeças, já a 1000km/h estão a pensar em testes, exames, avaliações. Aliás, conhecendo as que eu conheço, são capazes de nunca ter deixado de pensar e de, entre uma amêndoa ou outra, terem resolvido alguns exercícios de português e uns problemas extra de matemática.

Quando me perguntam qual  comportamento mais correto, o que dará melhores frutos, a minha resposta vai sempre pelo meio termo, não há como o equilíbrio, nada de extremas-esquerdas e de direitas-radicais. E é no momento em que profiro estas palavras, que os pais me fuzilam com o olhar, com os seus educandos ao lado, ora porque “se são ferias, é porque eles precisam de descansar” ou porque “há exames para preparar e ele tem de continuar a estudar todos os dias”, quase que me apetece citar os D.A.M.A e dizer que “uma vez não são vezes e eu não digo a ninguém” mas não o faço, porque cada família adota a sua dinâmica, que tem de ser respeitada e porque a minha voz iria sair péssima.

Apraz-me relembrar a resposta à pergunta-para-queijinho: Um bom aluno não é o que estuda muito tempo, é o que estuda bem. E é aqui que se instala o epicentro da questão: estudar bem – o que é isto? Como é que se faz?

Independentemente do caminho que pretender seguir neste cruzamento, não se esqueça que o 3ºPeriodo é um período decisivo, fruto algumas vezes de uma avaliação contínua que decorre durante o ano inteiro, mas um período decisivo. Independentemente do caminho que tomar, nenhum deles rima com desistir, desacreditar, resignar. É um caminho para o fim de um ciclo que é contínuo no início de outro: nada pára tudo se renova. O 3º período antecede o primeiro e precede o 2º, simples não é?

Agora que as primeiras letras do Bê-à-Bá da vida na escola foram lidas, cabe a si (encarregado de educação, estudante, professor e demais profissionais de educação) escolher o caminho a seguir, sem tiranias, que estudar deveria de ser um prazer que nos acompanha cerca de 12 anos da nossa vida. Fique para ouvir o que nos trazem as próximas letras…

E-mail: cheilamartins@hotmail.com