Pediu ao Papa e vai ser hoje batizada em Roma

helena_lobato2015
Helena Lobato recebe hoje a Luz das mãos do Papa. Foto: Agência Ecclesia

Uma portuguesa de 44 anos de vida. Um percurso de vida atribulado. Um apelo direto e pessoal ao Papa. A resposta favorável do Sumo Pontíficie. Assim é a história de Helena Lobato que vai ser hoje batizada pelo Papa Francisco durante a vigília pascal, na Basílica de São Pedro.

Em entrevista à Agência Ecclesia, esta mulher de 44 anos de idade confessa-se ansiosa mas realizada:“Acho que vai ser um dia muito feliz, uma reorientação, um ponto de viragem na vida, com uma nova maneira de estar, mais acompanhada e com mais ferramentas para seguir caminho”.

Há pouco mais de um ano, esta artista portuguesa atravessava momentos pessoais de provação. De Roma chegavam-lhe sinais claros de um novo Papa disposto a acolher, a romper convenções, a amar os mais desfavorecidos. Por isso, decidiu-se escrever ao Papa e pedir-lhe a “luz” do Sacramento do Batismo. Do outro lado do mundo, a resposta foi positiva. Hoje, Helena Lobato recebe o Batismo e com ele a Luz que tanto anseia.

Entretanto, O Papa Francisco prossegue a sua cruzada sem medo contra a tirania e a injustiça. Ontem, no Coliseu de Roma, lamentou todos aqueles que não são leais à Palavra de Cristo: “Na crueldade da tua paixão, Senhor, vemos a crueldade dos nossos corações e das nossas ações. No teu sentimento de abandono, vemos todos os abandonados pelos familiares, pela sociedade, dos que estão privados de atenção e da solidariedade. A negligência e indiferença da sociedade estão na origem de muitos homens e mulheres abandonados ao longo da estrada”

Esta noite, a Igreja Católica celebra a Vigília Pascal com a leitura de diversos textos bíblicos e, amanhã, a Ressurreição.