Hotel de cidade nasce junto ao Café Funchal

HOTEL CIDADE 011

Rosário Martins e Rui Marote

Um hotel de cidade está a ser projetado para nascer no coração da cidade do Funchal, mais precisamente no quarteirão entre as Ruas da Sé e dos Murças, promovido por um emigrante que quer dinamizar a baixa citadina.

O investimento hoteleiro ficará anexado ao célebre Edifício Funchal, onde está hoje instalado o frequentadíssimo Café Funchal. Recorde-se que este  Edifício, na década de 70, gerou alguma polémica durante a sua construção, dada a proximidade com o monumento classificado que é a Sé Catedral. Nessa altura, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Fernando Couto, mandou demolir os dois últimos andares, pelo excesso de volumetria da obra que afetava o imóvel histórico sacro, tendo indemnizado o seu proprietário. Outros tempos de uma outra cidade com uma também outra gestão municipal.

O Funchal Notícias apurou que o promotor deste investimento imobiliário é emigrante e o projeto aguarda pelas licenças na Câmara Municipal do Funchal para dar início às obras.

HOTEL CIDADE 006

A nova unidade hoteleira, para servir preferencialmente uma clientela que se desloca à Madeira a negócios, ficará pois localizada no prédio anexo ao Edifício Funchal, entre a tabacaria da Sé e a própria agência de viagens, prolongando-se até à Rua dos Murças. A conhecida Casa Mendonça já encerrou portas, bem como a Agência de Viagens Catedral. Os restantes inquilinos já deixaram o imóvel. Na Rua dos Murças, a Agência de Viagens Invitur e o Café-Restaurante Encontro também já estão encerrados para dar lugar ao novo empreendimento hoteleiro que promete dinamizar a baixa do Funchal.

Recorde-se que a ideia de dotar a cidade do Funchal de um hotel de cidade há muito que é falada mas os projetos têm vindo a ser adiados. No antigo Edifício Insular, o próprio arquiteto Caires chegou a desenhar um imóvel dessa natureza para implantar na histórica sede da Insular de Moinhos, por conta do Grupo Sá. A crise e outros problemas impediram a execução deste objetivo, encontrando-se o imóvel encerrado há anos e a degradar-se.

 HOTEL CIDADE 005

HOTEL CIDADE 007